visitações

Fechado desde março, Cemitério Ecumênico não tem data para reabrir

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Fechado desde o dia 21 de março para evitar aglomerações em função da pandemia, o Cemitério Ecumênico Municipal, no Bairro Patronato, segue sem previsão de reabrir. Conforme a prefeitura, somente enterros e exumações podem ocorrer no local, seguindo uma série de protocolos, além de o serviço precisar ser intermediado por uma funerária. Durante este período muitos santa-marienses não puderam visitar entes queridos em datas importantes, como no Dia das Mães e dos Pais.

Já o Cemitério Santa Rita, no Bairro Camobi, nunca interrompeu a visitação. No local, que é administrado pela iniciativa privada, um guarda faz a conferência de quem entra no cemitério e, caso haja muitas pessoas ao mesmo tempo, é solicitado que algumas delas aguardem do lado de fora.

VÍDEO: durante pandemia, obras e reformas crescem em Santa Maria

- Aqui é campo e não tivemos nenhum problema de aglomerações durante este período, por isso nunca pensamos em fechar. Temos um portão, com guarda. As pessoas ficam bem espalhadas e é bem tranquilo. Já nos velórios, temos um limite máximo por capela - afirma o coordenador administrativo do espaço, Vicente Lotufo.

Entre as medidas adotadas para evitar a disseminação do coronavírus dentro do cemitério, a empresa responsável pela gestão decidiu cortar a água das torneiras que os usuários podiam usar para regar plantas.

- Usamos essa medida no Dia das Mães e também dos Pais. Justamente para evitar o contato direto. Nosso funcionários tinham galões e forneciam água para quem pedisse - finaliza Lotufo.

VÍDEO: doutora titulada na UFSM é uma das mais jovens do Brasil

CUIDADOS
Por meio de uma nota técnica, a prefeitura estabelece uma série de normas sanitárias para a realização de velórios e enterros em meio à pandemia. O documento afirma que "velórios de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19 não são recomendados durante o período de isolamento social".

Mas, caso sejam realizados, deverão seguir uma série de regras, como a ocupação máxima de 30 pessoas no local onde será realizado o velório. Além disso, o caixão deve ser mantido fechado, e o funeral não deverá durar mais do que 4 horas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comércio abre uma hora mais cedo a partir desta quarta-feira

Próximo

Repórteres fotográficos do Diário falam sobre data e importância da profissão

Geral